Passos para avaliar um seu imóvel

     Para realizar uma avaliação adequada, é preciso analisar um número razoavelmente significativo de imóveis, similares ao imóvel que se quer estimar o valor. Eles servirão de base comparativa na pesquisa.

 

1º – Vistoria do Imóvel a ser avaliado.

Quando se visita um imóvel a ser avaliado, precisamos levar em consideração: sua localização (rua tranquila ou não, mobilidade, etc), metragem de área construída (incluindo garagem), quantidade de quartos, suítes e dependências, idade do imóvel, andar (apartamento), posição (se de frente ou de fundos; nascente ou poente do sol)

 

2º – Pesquisa de Mercado.

 

     Procure pesquisar entre 10 e 20 imóveis similares ao que se quer avaliar,  pois é uma quantidade razoável para se alcançar um resultado por amostragem. Planilhar ajudará muito a sua pesquisa! Pesquise em sites de compra-venda-aluguel de imóveis. Leve em consideração que os valores anunciados estão acrescidos com honorários da corretora, assim como uma margem superior para fins de negociação. Não esqueça que na busca é preciso filtrar pela metragem, quantidade de quartos, localização e construção (se casa ou apartamento, por exemplo), quanto mais similar ao imóvel que se quer avaliar, mais preciso será seu resultado.

 

3º – Média do valor do metro quadrado das amostras.

Pesquisa feita, planilha pronta!

Agora, faça uma média aritmética simples do preço do metro quadrado dos imóveis. Some o total de cada um e divida pelo total de amostras.

 

4º – Média final do valor do metro quadrado

Para chegar ao valor de referência final do metro quadrado, determine um intervalo de tolerância em 20% para mais e 20% para menos, eliminando as amostras que estão fora do intervalo de tolerância. Deste resultado, faça uma nova média aritmética SOMENTE com as amostras que sobraram.

 

5º – Valor Médio Final estimado do imóvel com seus limites de valores inferiores e superiores.

Agora que temos a média final do metro quadrado das amostras, calcule a seguinte fórmula:

 

metragem do imóvel avaliado

x

média final do metro quadrado das amostras

 

valor médio estimado do imóvel

 

     Os limites variam entre 1% a 10% em relação ao valor médio estimado.

Então, quando mais precisa for a amostragem da avaliação, menor será a variação do valor estimado.

Perito Avaliador Imobiliário

     O Perito Avaliador Imobiliário deve ter como principal meta revelar os fatos e evidências técnicas a respeito do real valor de um imóvel.

     O Perito Avaliador Imobiliário vai ajudar caso você:

  • Não tenha certeza do valor de um bem.

  • Sente que pode sair prejudicado em uma negociação.

  • Possui processo judicial no qual o valor do imóvel será determinante para o seu sucesso ou fracasso

     

     O perito avaliador imobiliário é o único que pode elevar a mera estimativa de preço do imóvel que você tem, para a constatação real do valor pecuniário do bem, por meio de um instrumento avaliatório preciso e aceitável como prova em um processo judicial.

   

     Sete em cada dez pessoas, que fizeram algum tipo de transação imobiliária, se dizem frustradas com o negócio realizado. Alguns porque venderam barato demais, outros porque compraram um imóvel supervalorizado e ainda os que tiveram aborrecimento com tributos acima do esperado. Sem contar os negócios travados por impasse no valor do bem ou processos judiciais penosos como partilhas e divórcios que poderiam ter sido evitados e solucionados amigavelmente com um laudo de avaliação mercadológica do imóvel.

 

      Em uma avaliação extrajudicial, o avaliador  pode ser denominado como perito avaliador imobiliário, no caso de uma perícia judicial ou assistência técnica judicial o avaliador é  denominado como Perito Avaliador Judicial. Em ambos os casos o perito deve ser certificado.

     

      Se você está inseguro no valor de um bem ou em uma negociação de imóveis não hesite, consulte um perito avaliador de imóveis que possa lhe ajudar na transação.

     

     Os Peritos Imobiliários da Valor m² tem atuação focada e planejada com total compromisso de auxiliar clientes, empresas, escritórios de advocacia, e outros com uma visão de consultoria ampla abrangendo desde avaliações comerciais, perícias, assistências técnicas judicial e extrajudicial.

 

     Se sua empresa ou cliente passa por um litígio não permita que uma estimativa especulativa deprecie o seu patrimônio. A Valor m² oferece suporte legal e gerencial para seus clientes atendendo às exigências da Legislação pertinente à avaliações de imóveis.

     O processo de elaboração de um laudo pode abranger diversas metodologias  e, dependendo da metodologia adotada e da escolha do avaliador, pode se iniciar pelo levantamento de dados pela vistoria do imóvel, reconhecimento da localidade, pois “a ordem dos fatores não altera o produto”. O importante é ter um laudo eficiente, com justificativas fortes, descrição completa de dados do solicitante de forma legítima, sem abreviaturas, descrição do imóvel sendo o ponto principal do parecer técnico, matrícula do imóvel, escritura da propriedade,  IPTU ou certidão de dados cadastrais da propriedade, localização, dimensões que a propriedade está inscrita perante órgãos públicos, entre outros.

     Após a caracterização inicial, deve-se atentar com cautela para elementos confrontantes como características da propriedade, seu estado de conservação,  se conflita com algum bem público, se tem algum elemento natural que influencie em seu valor como um riacho, se possui benfeitorias etc…

     A pesquisa de preços e valores é um dos principais pontos do Laudo de Avaliação. Deve-se observar muito bem as condições e preços. O levantamento dessas informações deve ser realizado de forma minuciosa em Banco de Dados de confiança, considerando principalmente duas variáveis: primeira, os preços que os imóveis estão sendo oferecidos e a segunda, o preço que  os imóveis estão sendo comercializados de fato.  Uma boa média de imóveis comparativos é de 5 a 15 imóveis.  Mas lugares ermos podem não ter esse montante disponível ou uma série de outros fatores que exigirão metodologias diferentes do perito avaliador.

     Laudo de Avaliação de Imóvel Valor M².

     A Valor M² possui know-how na elaboração de  Laudos de Avaliação Mercadológica seguindo os mais altos níveis de exigência. Atuamos constantemente como Perito Avaliador em inúmeros processos judiciais, realizamos laudos de avaliações mercadológicas para fim de conflitos empresariais ou familiares extrajudicialmente e temos atuado com grande eficiência como assistente judicial de escritórios de advocacia ao produzir laudos de avaliação para uma das partes no litígio.