Para realizar uma avaliação adequada, é preciso analisar um número razoavelmente significativo de imóveis, similares ao imóvel que se quer estimar o valor. Eles servirão de base comparativa na pesquisa.

 

1º – Vistoria do Imóvel a ser avaliado.

Quando se visita um imóvel a ser avaliado, precisamos levar em consideração: sua localização (rua tranquila ou não, mobilidade, etc), metragem de área construída (incluindo garagem), quantidade de quartos, suítes e dependências, idade do imóvel, andar (apartamento), posição (se de frente ou de fundos; nascente ou poente do sol)

 

2º – Pesquisa de Mercado.

 

     Procure pesquisar entre 10 e 20 imóveis similares ao que se quer avaliar,  pois é uma quantidade razoável para se alcançar um resultado por amostragem. Planilhar ajudará muito a sua pesquisa! Pesquise em sites de compra-venda-aluguel de imóveis. Leve em consideração que os valores anunciados estão acrescidos com honorários da corretora, assim como uma margem superior para fins de negociação. Não esqueça que na busca é preciso filtrar pela metragem, quantidade de quartos, localização e construção (se casa ou apartamento, por exemplo), quanto mais similar ao imóvel que se quer avaliar, mais preciso será seu resultado.

 

3º – Média do valor do metro quadrado das amostras.

Pesquisa feita, planilha pronta!

Agora, faça uma média aritmética simples do preço do metro quadrado dos imóveis. Some o total de cada um e divida pelo total de amostras.

 

4º – Média final do valor do metro quadrado

Para chegar ao valor de referência final do metro quadrado, determine um intervalo de tolerância em 20% para mais e 20% para menos, eliminando as amostras que estão fora do intervalo de tolerância. Deste resultado, faça uma nova média aritmética SOMENTE com as amostras que sobraram.

 

5º – Valor Médio Final estimado do imóvel com seus limites de valores inferiores e superiores.

Agora que temos a média final do metro quadrado das amostras, calcule a seguinte fórmula:

 

metragem do imóvel avaliado

x

média final do metro quadrado das amostras

 

valor médio estimado do imóvel

 

     Os limites variam entre 1% a 10% em relação ao valor médio estimado.

Então, quando mais precisa for a amostragem da avaliação, menor será a variação do valor estimado.

Passos para avaliar um seu imóvel