Passos para avaliar um seu imóvel

     Para realizar uma avaliação adequada, é preciso analisar um número razoavelmente significativo de imóveis, similares ao imóvel que se quer estimar o valor. Eles servirão de base comparativa na pesquisa.

 

1º – Vistoria do Imóvel a ser avaliado.

Quando se visita um imóvel a ser avaliado, precisamos levar em consideração: sua localização (rua tranquila ou não, mobilidade, etc), metragem de área construída (incluindo garagem), quantidade de quartos, suítes e dependências, idade do imóvel, andar (apartamento), posição (se de frente ou de fundos; nascente ou poente do sol)

 

2º – Pesquisa de Mercado.

 

     Procure pesquisar entre 10 e 20 imóveis similares ao que se quer avaliar,  pois é uma quantidade razoável para se alcançar um resultado por amostragem. Planilhar ajudará muito a sua pesquisa! Pesquise em sites de compra-venda-aluguel de imóveis. Leve em consideração que os valores anunciados estão acrescidos com honorários da corretora, assim como uma margem superior para fins de negociação. Não esqueça que na busca é preciso filtrar pela metragem, quantidade de quartos, localização e construção (se casa ou apartamento, por exemplo), quanto mais similar ao imóvel que se quer avaliar, mais preciso será seu resultado.

 

3º – Média do valor do metro quadrado das amostras.

Pesquisa feita, planilha pronta!

Agora, faça uma média aritmética simples do preço do metro quadrado dos imóveis. Some o total de cada um e divida pelo total de amostras.

 

4º – Média final do valor do metro quadrado

Para chegar ao valor de referência final do metro quadrado, determine um intervalo de tolerância em 20% para mais e 20% para menos, eliminando as amostras que estão fora do intervalo de tolerância. Deste resultado, faça uma nova média aritmética SOMENTE com as amostras que sobraram.

 

5º – Valor Médio Final estimado do imóvel com seus limites de valores inferiores e superiores.

Agora que temos a média final do metro quadrado das amostras, calcule a seguinte fórmula:

 

metragem do imóvel avaliado

x

média final do metro quadrado das amostras

 

valor médio estimado do imóvel

 

     Os limites variam entre 1% a 10% em relação ao valor médio estimado.

Então, quando mais precisa for a amostragem da avaliação, menor será a variação do valor estimado.

Avaliação Patrimonial

     Você pode estar correndo sérios riscos com a indefinição de balanços patrimoniais. Por exemplo: o descumprimento de obrigações tributárias dada a impossibilidade de um controle fiscal sem uma avaliação patrimonial adequada. Não realizar este controle pode dar origem a omissões de receita, considerado crime no Brasil, gerando grandes prejuízos financeiros e legais, como uma autuação fiscal.

 

     A falta de avaliação patrimonial gera um descontrole sobre os bens que podem dar origem a outros problemas, como por exemplo, desvio, desaparecimentos e até mesmo furtos de itens não observados e avaliados. Máquinas, Equipamentos, bens e todos os tipos de patrimônios não contabilizados e, portanto, não registrados, podem desaparecer sem que ninguém perceba. E quando percebido o desfalque, não se tem como provar a sua existência ou propriedade visto que não houve o registro correto.

 

     A defasagem é outro risco que pode gerar muitos prejuízos para você ou para o seu negócio. Isso porque, como diversos imóveis são constantemente reavaliados é possível que em uma negociação o comprador pague menos que o valor real do bem.

 

     Esses riscos poderiam ser facilmente evitados com uma Avaliação Patrimonial.

 

     Os serviços de avaliação patrimonial têm como principal função estabelecer os valores reais [OU ATUAIS] de todos os bens que compõem o patrimônio da entidade. Esse serviço é apresentado através um laudo que é criado para atender as necessidades de sua empresa.

 

     Se você pretende assegurar seus bens, seja  para efeitos creditícios, de venda, fusão, cisão, fusão ou mesmo para função de gerenciamento, o Laudo de Avaliação tem papel importante em todas estas transações.

     As avaliações podem ser realizadas para bens móveis, imóveis e intangíveis. Por possuir uma grande complexidade, este serviço é realizado por empresas que devem ter uma equipe técnica multidisciplinar. E nós temos!

  

     Serviços de Avaliação Patrimonial

 

     Se você vai adquirir um bem, o serviço de avaliação patrimonial é essencial para que você saiba exatamente o valor do que está prestes a ser dono, se assegurando para não pagar um valor além do que este imóvel vale.

 

     A avaliação patrimonial é importante, por exemplo, em transações que envolvam garantia hipotecária, financiamento etc. Para que isso possa acontecer, é preciso extrair o valor real de cada bem.

 

     Conclui-se  que a avaliação patrimonial tem como objetivo dar ao bem o seu valor justo – ao mesmo tempo que permite uma reavaliação desses valores para que, assim, pague-se o preço correto por ele, evitando  prejuízos.

 

     O Valor patrimonial é o somatório do valor do terreno, benfeitorias e eventuais equipamentos de um imóvel. Para que o mesmo represente o valor de mercado deve ser apurado e aplicado o fator de comercialização com base em informações de mercado levantadas pelo avaliador ou em pesquisa de caráter regional, previamente publicada.

     O laudo de avaliação patrimonial é um documento resultado de um estudo técnico que propicia sustentação para diversas operações, entre elas podemos citar:

*Comercial (venda/compra/locação).

*Fusões, cisão e incorporações.

*Garantia para financiamentos.

*Seguro.

*Econômica.

*Contábil.