Passos para avaliar um seu imóvel

     Para realizar uma avaliação adequada, é preciso analisar um número razoavelmente significativo de imóveis, similares ao imóvel que se quer estimar o valor. Eles servirão de base comparativa na pesquisa.

 

1º – Vistoria do Imóvel a ser avaliado.

Quando se visita um imóvel a ser avaliado, precisamos levar em consideração: sua localização (rua tranquila ou não, mobilidade, etc), metragem de área construída (incluindo garagem), quantidade de quartos, suítes e dependências, idade do imóvel, andar (apartamento), posição (se de frente ou de fundos; nascente ou poente do sol)

 

2º – Pesquisa de Mercado.

 

     Procure pesquisar entre 10 e 20 imóveis similares ao que se quer avaliar,  pois é uma quantidade razoável para se alcançar um resultado por amostragem. Planilhar ajudará muito a sua pesquisa! Pesquise em sites de compra-venda-aluguel de imóveis. Leve em consideração que os valores anunciados estão acrescidos com honorários da corretora, assim como uma margem superior para fins de negociação. Não esqueça que na busca é preciso filtrar pela metragem, quantidade de quartos, localização e construção (se casa ou apartamento, por exemplo), quanto mais similar ao imóvel que se quer avaliar, mais preciso será seu resultado.

 

3º – Média do valor do metro quadrado das amostras.

Pesquisa feita, planilha pronta!

Agora, faça uma média aritmética simples do preço do metro quadrado dos imóveis. Some o total de cada um e divida pelo total de amostras.

 

4º – Média final do valor do metro quadrado

Para chegar ao valor de referência final do metro quadrado, determine um intervalo de tolerância em 20% para mais e 20% para menos, eliminando as amostras que estão fora do intervalo de tolerância. Deste resultado, faça uma nova média aritmética SOMENTE com as amostras que sobraram.

 

5º – Valor Médio Final estimado do imóvel com seus limites de valores inferiores e superiores.

Agora que temos a média final do metro quadrado das amostras, calcule a seguinte fórmula:

 

metragem do imóvel avaliado

x

média final do metro quadrado das amostras

 

valor médio estimado do imóvel

 

     Os limites variam entre 1% a 10% em relação ao valor médio estimado.

Então, quando mais precisa for a amostragem da avaliação, menor será a variação do valor estimado.

Avaliação Mercadológica

     Avaliação mercadológica é a definição precisa do valor de um imóvel após um estudo totalmente fundamentado nas  técnicas e metodologias de avaliação, indo muito além da simples comparação de preços entre imóveis similares, utilizando um número muito maior de dados, evidências e cálculos para alcançar um valor realmente preciso.

O levantamento de todo este estudo está no Laudo de Avaliação ou Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, documento que reúne os dados e as conclusões sobre o imóvel e o valor a ele atribuído.

 

      A Avaliação Mercadológica de um Imóvel serve para se definir o valor do imóvel após um estudo aprofundado,  objetivando pôr fim a conflitos sobre o preço.

 

A avaliação mercadológica soluciona vários conflitos:

 

Compra, Venda ou Aluguel de Imóvel:

     O valor de um imóvel pode variar muito de acordo com sua localização, infra-estrutura da região, tamanho, estilo de construção, acabamento, vizinhança, entre outros fatores. Apartamentos no mesmo edifício, por exemplo, sofrem diferença de preço de acordo com a vista, andar, orientação do sol, proximidade de fontes de ruídos como avenidas, playground, etc.

     O consenso sobre esse valor pode divergir muito em alguns casos e consequentemente as partes envolvidas em uma negociação também podem não acordar um valor comum. O ideal diante deste impasse é que se tenha um Laudo de Avaliação Mercadológico do Imóvel, a fim de buscar  uma negociação justa, sem prejudicar nenhuma das partes.

Divórcio ou Separação:

     Um casal que possui imóveis e não chega a um consenso sobre o valor da propriedade, pode recorrer a um perito avaliador para emitir um Laudo de Avaliação que será anexado como prova ao processo, pondo fim na discussão.

Inventários e Partilhas:

Em um conflito familiar entre herdeiros sobre o patrimônio deixado por um ente querido,pode-se chegar a um acordo extra judicial esclarecendo o valor exato do bem herdado através de um laudo ou parecer bem embasado tecnicamente.

 

     Vantagens de se fazer uma avaliação imobiliária com a Valor m²:

 

     A Valor m² oferece três vantagens notadamente reconhecidas entre as demais empresas.

– Menor tempo de execução

– Maior profundidade de detalhamento

– Maior Êxito dos laudos expedidos para ações judiciais.

 

     Isso ocorre porque a equipe da Valor m² possui larga experiência em processos bem definidos na coleta de informações. Assim, com acertos e erros ao longo dos anos, a  Valor m² possui procedimentos mais detalhados e mais eficientes na execução do serviço.

     A experiência e o aprendizado dos tribunais também trouxe-nos mais expertise no trâmite judicial. Os profissionais especializados também em direito imobiliário da Valor m² são determinantes no elevado índice de êxito em litígios. Os laudos são executados de forma assertiva de acordo com as exigências de cada caso.